Como estudar da forma certa para o Encceja 2019?

Aprenda como estudar da forma certa para o Encceja 2019

Um dos maiores medos dos estudantes seja ela para qualquer tipo de prova é simplesmente esquecer tudo o que estudou justamente na hora de começar a responder as questões. O chamado “branco” é muito conhecido e temido, porém não é motivo para pânico total. Psicólogos afirmam que isso é normal acontecer quando estamos sob um nível de estresse muito grande, mas nada que não se possa resolver.

Quando ficamos nervosos ou ansiosos nosso corpo automaticamente entra em estado de alerta e dispara uma imensa carga de adrenalina em nosso cérebro. Com isso, a tendência normal dos seres humanos é simplesmente fugir ou lutar, pois entende como ameaça esse nível elevado de adrenalina no organismo. Por isso, não entre em pânico, é uma coisa natural ter essas “crises de esquecimento” durante uma prova importante como o Encceja por exemplo.

Livro para ajudar nos estudos

No livro “Guia Prático do Amadurescente – Da escola para vida adulta, 100 dúvidas”, do psicopedagogo Leonardo Fraiman, existem dicas super interessantes de como aliviar a tensão antes de um teste importante para não sofrer da crise do “branco”. Uma das coisas que ele explicar é antes de tudo aprender a respeitar o “branco”, por ele é um sinal claro de que sua mente está sobrecarregada, e uma vez que você entende isso é mais fácil lidar com o problema.

Saber diferenciar um esquecimento parcial do “branco total” é outra coisa muito importante. Às vezes você fica tão nervoso que não se dá conta que só não se lembra de parte das respostas e se pular aquela questão que te assustou inicialmente, ao voltar nela depois de responder as outras, já estará mais calmo e com isso as lembranças voltarão sozinhas.

Uma técnica ensinada por Fraiman em seu livro é fazer com sua mente viaje no tempo. Isso mesmo! Faça sua mente voltar no dia em que o professor ensinou aquela matéria ou no dia em que você abriu o livro e começou a estudar aquele tópico. Tente lembra dos sons daquele dia, do cheiro, das coisas e pessoas que estavam em volta, controle sua respiração e feche os olhos. Calmamente sua mente começará a relaxar e você irá aos poucos relembrando tudo que é necessário para responder as questões.

Quantas horas estudar por dia para o Encceja

Além de conhecimento e inteligência, um item imprescindível para conseguir uma boa nota no Enem é a organização. Por isso, é importante criar um cronograma de estudos para estar bem preparado para a prova. A pergunta que fica no ar é a seguinte: quantas horas por dia eu devo dedicar para estudos ao Encceja?

Há fatores que determinam o tempo de estudo que você deve dedicar ao Encceja. O primeiro fator é em relação aos métodos de estudo. Se você está se preparando com a ajuda de cursinhos específicos, o ideal é estudar apenas um tempo complementar ao estudo em sala de aula. De uma a duas horas por dia é um tempo razoável. Se você está estudando por conta, tem de ter mais disciplina.

Opte por separar de três a quatro horas por dia para o estudo do Encceja. Busque conteúdos que possam ser baixados na internet ou impressos. A web é uma armadilha para quem precisa se concentrar. Crie um calendário para mesclar disciplinas a serem estudadas em dias diferentes. E não se esqueça do principal: crie um calendário constante. Não adianta estudar 8 horas por dia e depois ficar uma semana sem estudar.

Fique leve e livre para se dar bem no Encceja

Não se prenda a tabus. Seja você homem ou mulher, se tiver vontade de chorar, chore! Não controle sentimentos. Isso só te deixará mais nervoso e o nível de ansiedade ficará cada vez mais sem controle. Pense em coisas boas. Olhe pela janela, observe a sala ao redor. Se desligue da prova à sua frente e tente respirar com tranquilidade. Rabisque em um canto da folha de papel qualquer coisa, só para pensar em outro assunto. Desligue sua mente uns cinco minutos daquele momento de tensão e quando estiver calmo retorne seu pensamento para a prova.

Não adianta brigar com você mesmo. Não ache que tudo está perdido. Entrar em pânico nessa hora só piorará a situação. Lembre-se que isso não está acontecendo somente com você naquela sala e que seu colega sentado ao lado pode estar passando pela mesma crise de ansiedade que você. Respire fundo, pense positivo e boa sorte!

Faça seu Comentário