Como se sair bem no exame do Encceja 2019?

Aprenda como se sair bem no exame do Encceja 2019

  • Crie uma agenda: A primeira coisa que você precisa pensar é como planejar e organizar seu tempo. Determine um tempo de estudo diário, levando em conta suas outras atividades da semana. Digamos que você se dispôs a estudar 5 horas por dia após as aulas.

Desse modo você está estudando aproximadamente onze horas por dia (dependendo de quanto tempo você passa no trabalho, cursinho, etc.), isto significa que você estará passando aproximadamente 11 horas por dia se preparando para o encceja.

Isto lhe deixa com 13 horas livres. É o suficiente, lembre-se que dessas 13 horas que lhe restam você deverá separar 8 horas para dormir, com isso lhe sobram 5 horas, dessas 5 horas, separe pelo menos uma hora e meia para fazer as refeições e ir e voltar do cursinho (escola, etc.). Sendo assim, lhe restam 3 horas e meia livres por dia.

  • Cronometre Seu Tempo de Estudo: Agora cronometre seu estudo. Não pare de estudar antes de acabar o tempo de estudo que você determinou. Cronometre também suas outras atividades como ver TV, conversar com os amigos, praticar esportes. Cronometrando também suas outras atividades você se disciplina a manter sempre os mesmos horários.
  • Quantidade contra qualidade de estudo: Não confunda quantidade (horas) de estudo com qualidade de estudo. Concentre-se em um estudo de qualidade que significa estar atento e envolvido todos os minutos que estiver estudando com a matéria estudada, prestando muita atenção, fazendo anotações, reescrevendo passagens importantes, resolvendo os exercícios e tirando suas dúvidas.
  • Não falte ao cursinho (caso irá fazer): Estatísticas indicam que alunos regulares que raramente faltam às aulas tem um melhor desempenho. Estude bastante e frequentemente, para que seu cérebro acostume a trabalhar bastante.

Geralmente os primeiros dias de estudo são os mais difíceis, seu cérebro está ainda preguiçoso e muito descansado por causa das férias. Acostume seu cérebro a trabalhar. Isto significa que você deve ser realista sobre a quantia de material que você pode assimilar a cada sessão de estudo. É recomendado estudar em blocos de 40-50 minutos com 5-10 min de intervalo.

Não exagere, porque você provavelmente ficará deprimido quando não conseguir assimilar toda a matéria. É melhor estudar frequentemente em pequenos espaços de tempo à uma maratona de estudo irregular. Isto dá ao seu cérebro um intervalo, e também lhe permite consolidar a informação da sessão de estudo prévia (esta é uma estratégia de aprendizagem muito importante).

+ Dicas valiosas para o Encceja 2019

Veja Provas anteriores

Não descarte os conteúdos dos exames passados, eles irão te ajudar a melhor se preparar. Muitos conteúdos podem se repetir o que pode ser muito útil para que você venha aproveitar. Aproveite também para fazer simulados que ficam disponíveis e vários sites de educação.

Estude a redação

Muitos acham que a redação é só chegar lá na hora e fazer, e estão enganados, é preciso estudar também os temas que foram usados nos anos passados para adquirir mais conhecimentos. Por falta de experiência e conhecimentos muitos não conseguem tirar notas na redação e acabam se frustrando achando que é um bicho de sete cabeças. Leia bastante também para que você venham saber quais são os critérios de avaliação usados nessa prova.

Informe-se com noticias

As revistas, jornais e programas de televisão estão sempre atualizando o que está acontecendo no mundo, sendo assim esteja sempre atualizado e informado, porque algumas dessas noticias podem cair na sua prova.

Local da prova

Pessoas que irão realizar o exame longe de sua casa e não tem conhecimento de onde fica o local, precisam estar informados e conhecer onde será realizado o exame apara não se perder e acabar perdendo a chance evitando surpresas desagradáveis.

Fique atento ao relógio!

Para não atrasar tenha sempre com você um relógio ou um celular para que você não perca o horário. È recomendado que você chegue com antecedência, pelo menos uma hora antes.

Antes do exame

Não coma comidas muito pesadas que possam causar mal estar na hora da prova, procure se alimentar com comidas mais leves, é melhor não se arriscar.

Evite preocupações

Evite muitas emoções antes de fazer a prova, uma boa noite de sono é essencial para fazer uma boa prova, vá cedo para a cama para amanhecer mais disposto.

Comece pelas mais fáceis

Quando te entregarem o caderno com as questões não comece pelas mais difíceis e sim as mais fácies, deixem as mais difíceis para final.

Não sabe uma?

Respire fundo, pule e volte depois Se você não sabe a resposta da questão, pule para a próxima, não fique muito tempo em uma questão apenas, depois você volta para responder as que ficaram para trás. Assim você não perde tempo e pode ter mais facilidade para resolvê-la quando voltar.

Mais atenção a redação!

Depois que você tiver terminado a sua redação é importante reler tudo para ver se não tem algum erro , afinal ela é muito importante para se ter uma boa nota.

Faça seu Comentário