Dados da inscrição do Encceja 2019 preenchidos errados

O que fazer com os Dados da inscrição do Encceja 2019 preenchidos errados?

O Encceja é um passo muito importante para as pessoas que pretendem concluir o ensino médio ou fundamental, após a idade escolar. Essa prova avalia pessoas com mais de 18, que não completaram o ensino médio e maiores de 15, que não completaram o ensino fundamental. Caso essas alcancem a nota mínima exigida, recebem o certificado.

Data de inscrição Encceja 2019

As inscrições Encceja 2019 são realizadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Não é cobrada taxa de inscrição! Siga os seguintes passos:

– Acessar o site do INEP, na aba ENCCEJA;

– Preencher devidamente o campo do CPF, data de nascimento e código de segurança;

– Preencher os demais dados pessoais e endereço;

– Assinalar o campo se o candidato necessitar de atendimento especializado;

– Confira todos os dados;

–  Assinale o nível do diploma que pretende obter e a cidade de realização da prova;

– Preencha as lacunas sócio-econômicas;

– Coloque o telefone para contato e senha;

– Confirme todos os dados e conclua a inscrição.

Erro no preenchimento

Caso ocorra alguma o preenchimento de alguma informação errada durante o processo de inscrição, essa pode ser alterada até a data final da mesma. Alguns dados, como o local da prova, não podem ser alterados. Outros problemas com a inscrição devem ser comunicados ao INEP, através do telefone 0800 616161.

Importante: imprima o seu Cartão de Confirmação de Inscrição e guarde-o com cuidado. Além disso, é importante memorizar a senha cadastrada durante a inscrição para poder acessar a sua Página do Participante. 

Para quem não consegue lembrar da senha, fizemos um artigo ensinando Como Recuperar a Senha Cadastrada no Encceja

Notas necessárias

A maior preocupação para o candidato é a nota. Nem todos que prestam o Encceja conseguem o diploma, pois existe uma nota de corte. Confira:

– A nota de cada prova vai de 60 a 180 pontos, e o mínimo para ser aprovado é fazer 100 pontos;

– A nota da redação vai de 0 a 10 pontos, e o mínimo para ser aprovado, é obter 5 pontos na escala.

O Exame do Encceja

A avaliação é dividida em 4 partes, cada umas dessas aborda um tipo de disciplina. Além disso, é importante ter em mente que as provas do Encceja são diferentes de acordo com o nível do certificado que o participante deseja obter. Confira:

Matérias do Encceja de Nível Médio:

  • – Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • – Linguagens, códigos e suas Tecnologias, Redação;
  • – Matemática e suas Tecnologias.
  • – Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Matérias do Encceja de Nível Fundamental:

  • – Matemática
  • – Português
  • – Língua Estrangeira
  • – Educação Física
  • – Redação
  • – História
  • – Ciências naturais
  • – Geografia
  • – Artes

Encceja 2019 Resultado – De que forma solicitar o Certificado Encceja?

Certificado Encceja 2019

Imagem: Divulgação.

Ao realizar a inscrição, o candidato precisa escolher uma Unidade Certificadora. Essa instituição é a responsável pela emissão do diploma, caso o candidato seja aprovado. Importante: o local da Unidade Certificadora não é o seu local de prova! Alerta feito, vamos retomar o raciocínio: uma vez que o resultado Encceja 2019 for divulgado (provavelmente entre os meses de outubro e novembro), o participante aprovado precisará solicitar o Certificado Encceja na Unidade Certificadora que escolheu durante o ato da inscrição. É interessante escolher uma instituição certificadora que fique próxima da sua casa. Isso facilita o processo de retirada do certificado. Procure verificar se na sua região alguma Unidade Certificadora realiza a emissão do diploma Encceja pela internet. Essa vantagem pode representar uma grande praticidade para você. Até o momento, não são muitas as instituições que emitem o Diploma Encceja Online, porém a tendência é que esse número cresça a cada edição do exame. Algumas instituições que já emitem Certificado Online: IFSP, IFMT, Secretaria da Educação do Rio de Janeiro e Secretaria da Educação de São Paulo.

Lembre-se: para acessar o Boletim de Desempenho e conferir se passou no Encceja, o candidato precisa acessar a Página do Participante.

Aproveite que está aqui e confira Como Baixar Apostilas Gratuitas para Estudar para o Encceja!

Certificado Parcial

É possível eliminar algumas matérias da prova do Encceja, mas para que isso ocorra o candidato deve portar um certificado parcial. Esse pode ser adquirido por quem fez o ENEM entre 2008 e 2016 e consegui mais de 450 pontos em alguns eixos de matérias, em Linguagens, códigos e suas Tecnologias, Redação são necessários mais de 500 pontos.

Esse certificado pode ser requerido na unidade certificadora do ENEM, depois basta apresenta-lo em um dos pólos do Encceja.

Quem já fez o Encceja e não passou pode fazer de novo?

Sim, pode! Não existe um número de tentativas limitado para quem procura concluir os estudos por meio do exame. No parágrafo acima, falamos sobre o Certificado Parcial do Encceja. Ele é o documento que permite que participantes de Edições Anteriores do Encceja consigam realizar novamente o exame sem precisar fazer as provas das disciplinas nas quais já tinham sido aprovados. Legal, não é mesmo? Funciona assim: imagine que você foi aprovado em Português e Matemática no Encceja Fundamental 2018, mas não obteve nota suficiente nas demais matérias. Agora, no Encceja 2019, você pode optar por fazer somente as disciplinas nas quais não passou, ou seja, você já está aprovado em Português e Matemática!

Assim como acontece com o Diploma, o Certificado Parcial do Encceja é emitido pela Unidade Certificadora escolhida pelo candidato na hora da inscrição. Para mais informações, confira Como Obter o Certificado Parcial do Encceja 2019!

Faça seu comentário

  1. Elisabete 8 Março, 2019 Reply

Faça seu Comentário