Data prova encceja 2019

Veja qual será a data prova Encceja 2019

Em um país onde infelizmente muitos jovens tem que abandonar os estudo, devido as mais diferentes razões, o MEC (Ministério da Educação) designou ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a criação do ENCCEJA (Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Basicamente, o ENCCEJA trata-se de uma avaliação que visa certificar com a conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio, todos aqueles que por alguma razão não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada, seja para jovens e adultos residentes em liberdade no Brasil, no Exterior e para detentos.

Exame do Enceja

O exame do ENCCEJA é composto por quatro provas onde é necessário obter 100 pontos por matéria no mínimo (a escala de proficiência vai de 60 a 180 pontos, logo, como temos 30 questões por prova cada questão vale 4 pontos. Para atingir 100 pontos por matéria é necessário acertar 10 questões de 30 de cada prova, ou seja, é necessário acertar 1/3 de cada prova para se habilitar em cada uma das 4), e nota igual ou superior a 5 em redação de um total de 10 pontos (precisa atingir apenas a metade da pontuação máxima).

O exame destinado ao Ensino Fundamental contara com as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Já o exame destinado ao Ensino Médio contara com as seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os candidatos que não forem aprovados podem repetir o exame no ano seguinte, e ainda utilizar a pontuação do exame anterior para excluir a matéria no próximo ano, caso tenha sido aprovado em alguma matéria mas tenha sido reprovado no exame.

Datas das provas do Enceja em 2018 (Edição Passada)

Anualmente as datas das avaliações e inscrições são divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação), sendo que em 2018 as inscrições para o exame foram realizadas das 10h do dia 16 de abril às 23h59 do dia 27 de abril, no endereço: enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Enquanto a aplicação de provas do Encceja Nacional foi em 5 de agosto, nos seguintes horários:

  • Turno matutino: Abertura dos portões – 8h / Fechamento dos portões – 8h45 / Início das provas – 9h / Término das provas – 13h
  • Turno vespertino: Abertura dos portões – 14h30 / Fechamento dos portões – 15h15 / Início das provas – 15h30 / Término das provas – 20h30

Mas e em 2019, o que podemos esperar? Continue lendo e fique ligado!

Data da Encceja Inscrição 2019

Data da Encceja Inscrição 2019

Imagem: Divulgação.

Você sabia que a inscrição no Encceja só pode ser feita pela internet? Além disso, ela é totalmente gratuita para a maioria das pessoas. O Encceja só cobra taxa de inscrição de participantes que se inscreveram em edições anteriores do exame, mas não comparecerem no dia da prova. É uma forma de ressarcir o prejuízo dos cofres públicos.

Talvez você já saiba que o Ministério da Educação (MEC) confirmou a realização do Encceja em 2019. No entanto, até o momento o edital do exame não foi divulgado, então não é possível afirmar quando o período de inscrições será aberto. O mais provável é que seja no mês de abril, assim como aconteceu na edição 2018 do exame.

Para fazer a sua Encceja Inscrição 2019, tenha em mãos carteira de identidade e CPF. Um computador com acesso à internet também é necessário.

Confira um Passo a Passo para Se Inscrever no Encceja 2019

Encceja 2019 Local da Prova

Encceja 2019 Local da Prova

Imagem: Divulgação.

Muitos participantes do Encceja não sabem como descobrir qual será o Local da Prova ao qual eles deverão se dirigir no dia do exame. É importante mencionar que essa informação não é divulgada no mesmo momento da inscrição. Primeiro você faz a sua inscrição no Encceja e imprime o seu Cartão de Confirmação. O próximo passo é ficar ligado nas atualizações do Inep, pois o Local da Prova Encceja só é divulgado na Página do Participante aproximadamente duas/três semanas antes da data de realização do exame. Ou seja: é imprescindível que o candidato acesse sua Página do Participante para descobrir o seu local de prova. Muita gente acaba perdendo o exame por ficar esperando que o Inep entre em contato para informar o local de prova. É importante frisar que isso não acontece. Cada participante deve conferir o seu próprio local de prova por meio da Página do Participante Encceja.

Veja como acessar a sua Encceja 2019 Página do Participante

Data do Encceja Resultado 2019

É comum que os participantes fiquem ansiosos pela divulgação dos resultados de exames como o Encceja. Afinal, é o tão esperado Diploma que está em jogo. É sempre interesse do Inep divulgar o mais rapidamente possível as notas do Encceja, porém o volume de provas a corrigir às vezes acaba atrasando o processo. Só o Encceja 2018 teve mais de 1 milhão de participantes, então não é difícil entender tais atrasos.

Para não prejudicar os participantes, em 2018 o Inep divulgou primeiro os resultados do Encceja de Nível Médio, no mês de novembro. Assim, quem foi aprovado pode se matricular em um curso técnico ou até mesmo em uma universidade. Já os resultados do nível fundamental só saíram em dezembro. É possível esperar que a mesma dinâmica se mantenha no Encceja 2019: resultados de nível médio em novembro, resultados de nível fundamental em dezembro.

Obrigado por ler até aqui e não se esqueça de acompanhar nosso blog para ter sempre em primeira mão as principais novidades a respeito do Encceja. Boa sorte no exame e até o próximo artigo!

Faça seu Comentário