Redação do Encceja 2019

Redação do Encceja 2019, dicas sobre como fazer a redação do Encceja

O Encceja é uma avaliação que visa certificar pessoas que não concluíram o ensino médio ou fundamental em idade escolar. Essa é muito parecida com a prova do ENEM, tanto em sua divisão quanto em suas questões.

Divisão da Prova

A avaliação é dividida em 4 partes, essas são chamadas de eixo, cada umas dessas aborda um tipo de disciplina. Confira:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas Tecnologias, Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Tudo sobre a Redação do Encceja 2019

Um dos quesitos que mais preocupa os participantes é a redação, que necessita de dedicação, boa escrita e ótima interpretação de texto. Primeiramente vale lembrar que o tema das redações aplicadas pelo Encceja, são simples e comumente inspirados em acontecimentos recentes.

A primeira e fundamental dica, é estar antenado nos jornais e notícias. A redação deve ter entre 25 e 30 linhas e uma linguagem dissertativa-argumentativa. A organização do texto é essencial para ter um bom desempenho, as melhores redações contam com três parágrafos. Esses devem ser separados em introdução, desenvolvimento e conclusão.

A ortográfica é um item eliminatório, por isso é importante revisar mais de uma vez para verificar os erros de português e concordância. Geralmente o tema é seguido de um mini resumo sobre o assunto, esse deve ser interpretado com calma, pois muitas vezes o desenvolvimento dela depende desse trecho.

As gírias e linguagens de internet não devem ser utilizadas durante a prova, portanto esqueça o cara, mano, vc, blz e etc. Segundo o Canal do Ensino, os erros mais frequentes são:

“Pronomes demonstrativos

É recorrente a confusão entre pronomes demonstrativos como “este”, “esse” e “aquele”. Essas são formas usadas para retomar ou anunciar nomes que utilizamos ou utilizaremos. Servem para não ficarmos repetindo sempre a mesma palavra.

Concordância

O candidato costuma fazer a concordância do verbo com a palavra que vem imediatamente antes dele. A dica para fugir desse erro é lembrar que o verbo concorda com o núcleo do sujeito.

Pleonasmo

O conselho é ter cuidado com textos cheios de palavras repetidas e ideias que chegam a um mesmo ponto: Quanto mais repetidas forem as ideias, mais claro fica que o candidato não tem conhecimento suficiente para escrever um bom texto.

Pontuação

As pessoas costumam colocar vírgula quando lhes falta ar, quando precisam de uma pausa para respirar. Contudo, a vírgula é uma questão sintática e não de entoação. “

 

Faça seu Comentário