Exemplos de Redação Encceja

Exemplos de Redação Encceja – Dicas Para Obter o Certificado em 2019!

Exemplos de Redação Encceja – Confira algumas boas práticas que você deve adotar para tirar uma boa nota na prova de redação do Encceja!

O Encceja é um exame extremamente transformador para o cenário da educação nacional. Ele é a ponte que une milhões de brasileiros que não tiveram condições de terminar os estudos ao tão sonhado diploma de nível médio e fundamental. Um dos temas que mais levantam dúvidas entre os participantes do exame é justamente a produção de um texto para a prova. Pensando em auxiliar os estudantes, este artigo irá trazer alguns exemplos de redação Encceja que podem ser úteis para quem está pensando em pleitear a certificação através do exame.

Exemplos de Redação Encceja

Foto: DIvulgação

Exemplos de Redação Encceja – Como funciona essa parte da prova?

Exemplos de Redação Encceja 2019

Foto: Divulgação

Assim como outros exames já tradicionais no Brasil o Encceja exige que seus participantes elaborem uma redação. A redação Encceja é aplicada junto às provas de língua portuguesa e língua estrangeira moderna. Para ser aprovado nessa etapa do exame, o candidato precisa atingir uma nota igual ou superior a 5,00 pontos. Uma vez que a redação vale 10,00 pontos no total, não é muito difícil atingir esse resultado.

Como o Encceja concede certificação para dois níveis, ou seja, fundamental e médio, a redação terá temas diferentes para cada uma dessas certificações. Confira os temas textuais escolhidos pelo Inep para o Encceja 2018:

  • Exemplo de redação Encceja para o nível fundamental: “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”;
  • Exemplo de redação Encceja para o nível médio: “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Continue lendo e confira algumas dicas que irão te ajudar na elaboração da sua redação Encceja 2019!

Saiba mais sobre o Local de Prova Encceja 2019!

Exemplos de Redação Encceja – Dicas para tirar uma boa nota

Confira alguns bons exemplos de redação Encceja que podem te fazer tirar uma boa nota. Preparamos algumas dicas com práticas essenciais para quem vai escrever um texto especificamente para o exame.

Exemplos de Redação do Encceja

Foto: Divulgação

Estrutura do texto da Redação do Encceja:

  • Introdução: fale sobre a relevância social do tema, traga dados verificáveis;
  • Argumento 1: exponha sua opinião sobre o assunto embasando-se em argumentos sólidos (dados de pesquisas, por exemplo);
  • Argumento 2: apresente uma segunda tese e a defenda com argumentos igualmente sólidos;
  • Conclusão: apresente a sua solução para o problema levantado pelo tema da redação. Por exemplo: se o tema for violência, termine escrevendo quais medidas você acredita que o Governo precisaria adotar para resolver/minimizar os danos dessa situação.

Dicas gerais para a Redação do Encceja:

  • A redação Encceja não exige título, mas você pode colocá-lo se achar necessário;
  • Respeite o limite de linhas solicitado pela prova;
  • Não copie trechos dos textos de referência dados pelo Inep;
  • Linhas copiadas não são contadas na correção;
  • Redações com menos de 7 linhas são consideradas insuficientes e tiram nota 0;
  • Tome cuidado para não fugir do tema proposto;
  • Não assine o seu texto.

Esperamos que esses exemplos de redação Encceja o ajudem a se preparar para a próxima edição do exame. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Você sabe como Recuperar a Senha Encceja 2019?

Faça seu Comentário