Nota necessária para o Encceja 2019

Descubra a nota necessária para o Encceja 2019

Milhares de brasileiros passam por situações que os impedem de completar o ensino médio ou fundamental, pensando nisso o governo criou o Encceja. Somente com ambos os diplomas é possível realizar um curso de faculdade, que se tornou indispensável nos dias de hoje, por isso esse método é muito procurado.

O Encceja é uma prova aplicada uma vez por ano, com o intuito de avaliar os conhecimentos. Quando a nota do Encceja é alcançada, o indivíduo recebe o diploma do ensino médio ou fundamental.

A avaliação é dividida em quatro partes, cada uma das partes está ligada a algumas matérias:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas Tecnologias, Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas são sempre aplicadas no final de cada ano e tem o resultado divulgado no começo do outro ano. As datas só são liberadas pela organização, com um pouco mais de 1 mês de antecedência.

Qual a nota necessária para a aprovação?

A maior preocupação para o candidato é a nota. Nem todos que prestam o Encceja conseguem o diploma, pois existe uma nota de corte. Confira:

– A nota de cada prova vai de 60 a 180 pontos, e o mínimo para ser aprovado é fazer 100 pontos;

– A nota da redação vai de 0 a 10 pontos, e o mínimo para ser aprovado, é obter 5 pontos na escala.

Considerações sobre a realização do Encceja

É importante saber que a prova é totalmente gratuita e pode ser refeita no ano seguinte. As questões e a estrutura são muito parecidas com as do Enem, já que as provas aplicadas pelo governo possuem um molde universal.

Para realizar a inscrição é necessário acessar o site do INEP e se cadastrar com o número do CPF, escolher a categoria necessária e assinalar o local da prova. Só serão aceitos os candidatos maiores de 18 anos e que concluíram o ensino fundamental ou maiores de 16 para a opção do ensino fundamental.

A organização ainda oferece um atendimento especial para os candidatos com autismo; baixa visão; cegueira; déficit de atenção; deficiência auditiva; deficiência física; deficiência intelectual (mental); discalculia; dislexia; surdocegueira; surdez; visão monocular. Há ainda opção de Atendimento Específico para gestante; idoso; lactante; sabatista e outra condição específica.

As avaliações são aplicadas em escolas estaduais e possuem um monitor por sala, afim de suprir dúvidas e averiguar abusos. O Encceja 2019 é uma prova marcada por sua segurança e eficácia na obtenção do diploma do ensino fundamental e médio.

Faça seu Comentário