O que é ENCCEJA?

O que é ENCCEJA? Tire todas as suas dúvidas acerca do principal Exame certificador do Ensino Fundamental e Médio do País!

Para você jovem ou adulto que não concluiu seus estudos e deseja conseguir certificação do ensino fundamental e ter o diploma do ensino médio, com o ENCCEJA você pode ter. Saiba o que é o ENCCEJA e como ele funciona.

Vamos lhe dar dicas de como fazer a redação e ir bem. Além de possíveis temas que possam cair na redação, e como ter boas notas. Para ficar bem informado e saber tudo sobre o ENCCEJA é só continuar lendo.

O que é ENCCEJA?

O que é e como funciona o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para certificar que você adquiriu os conhecimentos ensinados nas escolas, bem como, em ambientes extraescolares.

Tem como principal objetivo a elaboração de uma referência nacional da educação para jovens e adultos.  Essa avaliação se dá através da comprovação de competências, habilidades e conhecimento adquiridos por meio da formação escolar e dos processos desenvolvidos na vida familiar, profissional e humana.

A realização do Encceja é destinada aos jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

O Exame é uma das únicas formas de conseguir a certificação para o ensino médio e o ensino fundamental, a não ser o ensino regular.

Temas da Redação ENCCEJA

É comum que os assuntos do momento sejam tema de redação. Por isso, é importante estar atualizado sobre as notícias atuais e que estão em alta. A seguir estão alguns temas que podem cair na redação ENCCEJA:

  • Doenças virais e pandemias;
  • Criação de vacinas e remédios contra doenças virais;
  • Saúde pública e higiene pessoal;
  • Solidariedade e empatia;
  • Limites e fronteiras entre países;
  • Igualdade entre os sexos e de gênero.

Vale a pena estudar sobre esses temas e outros assuntos que você considere importante. Assim, você estará preparado para fazer sua redação. Além disso, estude assuntos do cotidiano em geral para estar preparado para qualquer tema.

Dicas para fazer a redação ENCCEJA

Como não é possível prever com certeza qual o tema caíra na redação, vale estudar os temas atuais, os assuntos que estão em alta na mídia e que são muito comentados. As chances de cair um assunto muito explorado são pequenas, mas não custa ficar atento a tudo o que acontece no Brasil e no mundo.

Explore os assuntos do cotidiano e leia livros para ter uma base de escrita sólida. Por mais que você não tenha muito tempo para se dedicar, é importante investir um tempo para os estudos. Com isso, suas chances de ter aprovação serão muito maiores.

Tirando boa nota

Por mais que seja difícil se concentrar e que o celular e a televisão são muito mais atrativos, separar um tempo para estudar e fazer as atividades sobre cada assunto abordado, garantirá seu conhecimento.

Com dedicação e empenho para estudar garantirá que você tire boas notas.  Somente assim você conseguirá concluir os seus estudos e receber o diploma do ensino médio e terá conhecimentos para a sua vida toda.

Confira tudo sobre a Inscrição Encceja 2021!

Faça seu Comentário