Problemas com o acesso das notas do Encceja 2019

Não estou conseguindo acessar as notas do Encceja 2019, o que fazer?

Afim de finalizar os estudos e cursar uma faculdade, milhares de pessoas buscam o Encceja como uma solução. A prova avalia o conhecimento das pessoas que não puderam completar o ensino médio ou fundamental, através de uma avaliação de 30 questões e uma redação.

O certificado oferecido pelo INEP, é reconhecido pelo MEC e válido em todo território nacional, além disso também deve ser aceito em toda ou qualquer universidade. A prova pode ser feita por qualquer pessoa, seja ela com moradia no exterior, portadora de alguma deficiência ou até as que estão cumprindo pena em presídios, isso a torna totalmente acessível.

Ela é gratuita e a partir de 2018, só será paga por quem realizar a inscrição e faltar, sem motivo comprovado, na prova. Essa irá arcar com os custos da mesma, que resultam no valor de 45,00 reais. Esse sistema foi implantado para acabar com a ausência excessiva de candidatos, que já chegou a 60%.

Falhas nos resultados da prova

Os candidatos ficam muito apreensivos para o resultado, que lhes dará ou não o acesso ao certificado. Esse resultado é liberado algum tempo depois da prova, mas nem sempre é possível visualiza-lo com sucesso.

No ano de 2017, por exemplo, centenas de acessos falharam e os candidatos relatam o insucesso na internet. Isso ocorre quando site fica sobrecarregado e trava, nesse mesmo ano o problema foi resolvido dias após as reclamações.

Esse ano o resultado está previsto para o final do segundo semestre e como o INEP adquiriu experiência com essas falhas, o sistema não deve apresentar problemas novamente.

Consultar as Notas

A maior preocupação para o candidato é a nota. Nem todos que prestam o Encceja conseguem o diploma, pois existe uma nota de corte. Confira:

– A nota de cada prova vai de 60 a 180 pontos, e o mínimo para ser aprovado é fazer 100 pontos;

– A nota da redação vai de 0 a 10 pontos, e o mínimo para ser aprovado, é obter 5 pontos na escala.

Gabarito

O gabarito fica disponível no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/gabaritos), algum tempo depois da prova. Nele é possível encontrar a resposta das questões avaliatórias, para que seja feito um cálculo médio de nota pelo próprio candidato.

Além de todo o benefício concedido pelo INEP, o órgão ainda libera apostilas de estudo para cada eixo de matéria, com elas é possível montar um cronograma e obter uma boa nota.

Faça seu Comentário