Você sabe para que serve o Encceja?

Você sabe para que serve o Encceja? Confira como usar o Exame para melhorar sua vida profissional!

Para que serve o Encceja? Essa pergunta é feita por muitos participantes do exame! Podemos garantir que o Encceja serve para bastante coisa, continue lendo e veja como você pode usar a certificação obtida na prova para melhorar sua vida profissional!

O Encceja é um exame feito anualmente por milhões de brasileiros que buscam terminar os estudos. Isso porque a prova concede o tão almejado certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Só para ter uma ideia, a edição 2018 do Encceja registrou 1,6 milhão de candidatos inscritos!

Um número tão alto faz sentido se pensarmos que, segundo uma pesquisa recente do IBGE, cerca de metade da população brasileira não concluiu o ensino médio. Na tentativa de mudar essa realidade e levar qualificação à população, o Inep promove a prova do Encceja. Mas muita gente ainda não sabe para que serve o Encceja. Continue lendo e veja quais usos você pode dar à Certificação obtida no exame!

para que serve o encceja

Imagem: Divulgação.

Para que serve o Encceja – Posso fazer Concursos Públicos com a Certificação Obtida?

para que serve o encceja concursos

Imagem: Divulgação.

Essa dúvida é muito comum em participantes do Encceja. A resposta é bem simples: quem é aprovado no exame recebe a Certificação do Nível a qual se candidatou no momento da inscrição. Como você talvez já saiba, o Encceja oferece certificação em dois níveis: fundamental e médio, ficando a critério do candidato escolher a certificação desejada.

Assim que o resultado Encceja é publicado pelo Inep e o participante busca sua Unidade Certificadora para solicitar a emissão do Certificado, ele pode participar de concursos públicos para o nível (fundamental ou médio) no qual obteve a certificação Encceja.

Para que serve o Encceja – Faça cursos de nível técnico e capacite-se para o mercado de trabalho!

para que serve o encceja cursos técnicos

Imagem: Divulgação.

Quem faz o Encceja para concluir os estudos pode continuar sua formação ingressando em um curso técnico! O participante que usa a prova para concluir o ensino fundamental pode ingressar em um curso técnico integrado e fazer o ensino médio junto a um curso técnico de sua preferência.

Já quem faz o exame para concluir o ensino médio pode ingressar em um curso técnico subsequente. Existem várias opções gratuitas de formação técnica oferecidas no Brasil através de processos seletivos e até mesmo do Pronatec. Busque se informar sobre elas!

Confira também: 3 Maneiras de Terminar os Estudos em 2019!

Para que serve o Encceja – Posso entrar na universidade com o Certificado do Exame?

para que serve o encceja cursos superiores

Imagem: Divulgação.

A resposta a essa pergunta é SIM! Você pode entrar em cursos superiores usando o Certificado de Nível Médio do Encceja. Lembrando que o Certificado de Nível Fundamental não possibilita o acesso a cursos superiores, mas sim a cursos técnicos, como dissemos no trecho acima. Isso dito, quem é aprovado no Encceja e obtém a tão sonhada certificação de nível médio consegue ingressar no ensino superior através de qualquer processo seletivo oferecido atualmente. O certificado Encceja tem a mesma validade que qualquer diploma de nível médio oferecido por instituições regulares de ensino.

O candidato aprovado no Encceja pode se inscrever no ENEM e concorrer a vagas gratuitas em universidades públicas através do SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou vagas gratuitas em universidades particulares através do Prouni (Programa Universidade Para Todos). Além disso, também existem os vestibulares de universidades particulares e várias opções de cursos a distância com valores acessíveis.

Como você pode ter percebido, o Encceja serve para bastante coisa! Esperamos que este artigo tenha sido útil. Talvez você também tenha interesse em saber Como Fazer Sua Inscrição Encceja 2019!

Faça seu Comentário